Texto por André Schelgshorn.
É verdade que o boca-a-boca vindo de pessoas de grande influência em nossas vidas (como um melhor amigo, por exemplo, cuja opinião vale bastante para você) ainda é um fator muito poderoso na decisão de compra.
No entanto, cada vez mais, os reviews (avaliações) online ganham espaço entre diferentes públicos e acrescentam insights mais amplos que podem vir até a mudar uma decisão antes já “definida”.
Uma das formas em que estas avaliações são realizadas é por meio de vídeos conhecidos popularmente como experiências “unboxing”, inglês para o que em português podemos definir como “abrindo uma embalagem e avaliando a mesma e o conteúdo”. É um pouco mais longo, mas é basicamente o que o conceito dos vídeos de unboxing englobam.
Inspirações: Pinterest
Durante estas produções – que podem ser amadoras ou profissionais – o foco principal costuma ser a exibição da experiência ao abrir a embalagem, mostrando como o produto está acondicionado e todos os materiais complementares que acompanham o acompanham, como cartões postais, cartas de boas-vindas, entre outros. E cada vez mais as embalagens vêm se tornando coadjuvantes importantes nos vídeos. Em específico, é comum que o(a) avaliador(a) expresse sua opinião sobre o design e a qualidade da embalagem.
Com o tempo, as marcas entenderam que para proporcionar uma experiência positiva, é preciso atentar-se aos micro-momentos, aos mínimos detalhes. Ter consistência e coerência na comunicação – em todos os pontos de contato – é essencial, e a embalagem é apenas um deles.
É de se esperar, hoje em dia, que produtos de valores mais altos, ou linhas premium dos mesmos acompanhem embalagens igualmente mais sofisticadas, tornando toda a experiência em algo especial, agregando ainda mais valor ao item. Além disso, o empenho na produção e emprego de embalagens de alta qualidade pode ajudar a distinguir o produto original de alguma cópia já desde a caixa/pacote em que é adquirido.
Tendo isso em mente, é imprescindível que uma marca que busque conquistar seu espaço no mind-share de seu público-alvo invista em designs atraentes para suas embalagens, tornando-as visualmente agradáveis, mais funcionais, resistentes e capazes de refletir os valores da marca. Afinal de contas, toda aquisição faz parte de um funil de vendas, e cada etapa da jornada em que o consumidor é positivamente impactado conta para o sucesso da marca a curto, médio e longo prazo.